domingo, janeiro 13, 2013

vênus&afrodite












"O mito do nascimento da Vênus (Afrodite) conta que esta surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (aphros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter (Zeus) e Dione. Era considerada esposa de Vulcano (Hefesto), o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte (Ares) e outros, mortais.
Vênus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos. Tinha um olhar vago, e cultuava-se o zanago dos olhos como ideal da beleza feminina. Possuía um carro puxado por cisnes.
Vénus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até às modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí ser considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e do amor".


"(...) Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois, tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava a todos, como se nada fosse. 
Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto, o Deus que foi menos favorecido quando trata-se de beleza (segundo Homero, Afrodite e Hefesto se amavam, mas pela falta de atenção, Afrodite começou a trair o marido para melhor valorizá-la). Este usou toda sua perícia para cobri-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico do mais fino ouro, entrelaçado com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez que quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir a seus encantos."

Nenhum comentário: